O PROED – Centro de Educação Profissional, de CNPJ nº 15.587.301.0001/30 e CF/DF nº 07.68.334/001-75, foi criado em 23 de abril de 2012, tem sede própria na QNN 04 – CONJUNTO M – LOTE 57 – CEP-72.220-053 Sul – Distrito Federal, tem como contato o número telefônico (61) 992506294 e e-mail: proeddf@gmail.com.

a) Fundamentos teóricos-metodológicos

A referida instituição oferece cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento como programa de Educação Continuada, na modalidade EAD disposta na forma “Modular” (módulos). Existem diferentes modelos pedagógicos para cursos à distância, os quais se diferenciam de acordo com os objetivos e metodologias propostos para a formação, assim, sob a modalidade EAD o Instituto PROED adota um modelo pedagógico autoinstrucional, onde a aprendizagem é centrada nos conteúdos, os quais podem estar disponíveis em ambiente virtual, ou em outras mídias que permitam o acesso on-line ou off-line pelos cursistas.

O PROED propõe cursos no âmbito virtual, com o objetivo de promover uma formação continuada mais democrática e inclusiva permitida pela sincronia entre a autoaprendizagem dos cursistas propostas pelo ambiente ao mesmo tempo em que confere ao mesmo uma interação com outros cursistas, mediante participação de fóruns e atividades de debates. Também são propostos acompanhamento e atendimento virtuais, contando com suporte tutorial oferecido pelos profissionais do instituto e com toda equipe de apoio do instituto para demais necessidades, ao mesmo tempo em que lhes permite e incentiva a ter aprimoramento no letramento digital, na apropriação tecnológica e no contato com as tecnologias da informação e da comunicação (TICs), atualizações essenciais não só para o espaço escolar, mas para a vida diária também.

Assim, com base nos conhecimentos prévios do cursista, nos métodos de estudo à distância e no suporte oferecido, o instituto lhe permite obter autonomia, maior flexibilidade na organização e no desenvolvimento dos estudos. O estudante também contará com tutores que irão auxiliá-lo em suas dificuldades, incentivando sua autonomia e impulsionando o conhecimento das novas TICs, integrando as TICs na sua prática como meios e não como finalidades educacionais e oportunizando a formação de um indivíduo mais autônomo, emancipado e emancipador.

Sobre as evoluções e modificações surgidas nas formas de estudo, o PROED entende que é fundamental integrar as novas tecnologias à formação continuada, pois as atualizações nesse sentido são importantes para as diversas áreas da vida, inclusive para o âmbito educacional.

De acordo com Belloni (2009, p. 124), a incorporação das TICs aos processos educacionais é uma necessidade urgente “porque elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social”. Nesse contexto, os documentos finais da Conferência Nacional de Educação (CONAE, 2010) e da Conferência Nacional da Educação Básica (CONEB, 2008) também mencionam que uma formação continuada à distância quando bem articulada pode contribuir para a democratização do acesso a novos espaços e ações de formação continuada. A LDB, também trata da formação continuada na modalidade EAD quando menciona no art. 80 que “O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada” (BRASIL, 1996). Já o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, que regulamenta esse artigo da LDB, define a educação a distância como:

“Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos” (BRASIL, 2017).

 

Baseado nesses fundamentos, o PROED acredita que a modalidade EaD possibilita aos profissionais esse contato com as TICs e visa favorecer a autonomia e flexibilidade espaço-temporal do cursista, oferecendo suportes tecnológicos num ambiente virtual em que estarão disponíveis: apostila de conteúdos, vídeos, documentos compartilhados, material de pesquisa complementar, comunicação virtual com outros cursistas e tutores, recebimento e envio de materiais ou atividades através do AVA ou email, possibilitando aos cursistas uma formação baseada na aprendizagem autônoma acoplada aos instrumentos de estudo e suporte oferecidos pelo PROED.

Em relação a alguma demanda que requeira atendimento presencial, o instituto oferece atendimento no polo, situado no endereço: QNN 4 – Conjunto M- Lote 57 – Ceilândia Sul, onde os cursistas podem buscar resolver todas as demandas que se fizerem necessárias e que não puderam ser resolvidas de forma virtual.

Para fundamentar o conhecimento, os cursos terão material de estudo com referenciais teóricos contendo os principais assuntos referentes aos temas, oferecendo ao cursista atualização e aperfeiçoamento aos subsídios teóricos, bem como atividades não somente técnicas, mas também práticas e socioculturais relacionadas a esse campo de atuação, fundamentando o conhecimento com uma dupla dimensão de conservar os conhecimentos e valores culturais socialmente construídos e de promover as rupturas e reconstruções necessárias para a compreensão e mudança da realidade social, isso é possível através da realização de atividades teórico-práticas individuais ou em grupo, de cunho crítico e reflexivo para fundamentar e especializar a atuação dos cursistas.

Quanto aos fundamentos inclusivos e à necessidade de se compreender a formação como aspecto transformador no meio social, os cursos do Instituto Proed buscam basear a formação continuada nos princípios das Diretrizes de Avaliação Educacional (SEEDF, 2014/2016) e nos pressupostos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2012, 2013) e da Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2001, 2002, 2003), os quais abordam a importância dos sujeitos na construção da história, e visa levar o cursista a compreender a importância das definições, das novas abordagens e dos principais marcos da reforma do ensino no âmbito da educação para essas transformações, a perceber a importância de fazer parte dessas mudanças e a se tornar sujeito consciente e atuante na sociedade, promovendo melhoria da qualidade do ensino e as transformações sociais necessárias através do seu trabalho.

Sobre a importância da formação continuada dos profissionais da área educacional, a BNCC salienta que, dentre outras decisões importantes que os profissionais da educação devem tomar, é importante:

Criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como manter processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino. (BRASIL, 2017, p.17).

 

Para a SEEDF (BRASIL, 2018) a formação continuada dos profissionais da área da educação não deve ser compreendida apenas como uma mera obtenção de certificados, mas como uma capacitação baseada em atividades crítico-reflexivas e de natureza teórico-práticas que possibilitem o desenvolvimento pessoal e profissional dos profissionais da educação, a inclusão e ascensão do estudante, o desenvolvimento da unidade escolar e a transformação social. Sob esses princípios o Proed entende que uma formação continuada de caráter inclusivo e emancipador, permite aos cursistas, perceberem melhor os aspectos da sociedade que devem ser transformados e serem capazes de promoverem essas mudanças através da educação, além de permitir aos estudantes que se tornem instrumentos igualmente capazes de promoverem uma transformação social também. Nesse sentido, o Proed compreende que tais princípios podem ser aplicados a muitas outras áreas de conhecimento também.

b) Atribuições dos tutores e cursistas

O curso será mediado por tutorias das seguintes maneiras:

  • Tutorias à distância: o (a) tutor (a) atenderá aos cursistas via Ambiente Virtual de Aprendizagem ou via e-mail fazendo a mediação pedagógica entre os conteúdos e os conhecimentos a serem apropriados pelos cursistas, verificando a participação do cursista, realização das atividades e prazo para envios e dando o feedback sempre que necessário.
  • Ao final de cada módulo e dentro dos devidos prazos, o cursista deverá realizar uma atividade Teórica Prática Supervisionada (ATPS) e enviá-la para o tutor que irá avaliar e fazer as interferências necessárias dando um feedback e a nota final ao estudante, as atividades serão entregues via AVA, por email ou, em último caso, de forma presencial no polo de atendimento.

Ao tutor (a) caberá ainda:

  • Ter conhecimento de todos os conteúdos e materiais dispostos aos cursistas e fazer as intervenções necessárias, tanto individualmente quanto coletivamente nas atividades, sempre que houver necessidade.
  • Planejar e mediar as atividades virtuais individuais e coletivas.
  • Manter contato com o cursista, via e-mail ou pelo AVA para orientá-lo nas dificuldades e motivá-lo a realizar as atividades propostas e concluir satisfatoriamente o curso.
  • Responder as mensagens em tempo hábil, de forma a sanar todas as dúvidas e dificuldades encontradas pelos cursistas durante a realização do curso.
  • Acompanhar o desempenho dos cursistas e fazer avaliações processuais e formativas por meio das participações e atividades realizadas, criando estratégias para incentivar os que não estiverem participando ou não realizando as atividades dentro do prazo previsto.
  • Corrigir as Atividades Teóricas Supervisionadas, tirando dúvidas, auxiliando o cursista e fazendo as intervenções necessárias no âmbito virtual.

Ao cursista caberá:

  • Ler o contrato de serviços e o manual do cursista para realizar o curso segundo as normas estabelecidas.
  • Ler os materiais disponíveis e compreender os assuntos abordados nos módulos buscando outras fontes de informações e complementações caso considere necessário;
  • Manter contato com o tutor (a) sempre que sentir dificuldades ou necessidade, via meios eletrônicos.
  • Realizar as atividades propostas no AVA e se dispor para aprender a usar as ferramentas digitais dispostas na plataforma.
  • Realizar as atividades propostas nos cursos com empenho e dentro do prazo previsto, sob pena de não recebimento de certificado sem realização das mesmas.
  • Fazer a ATP (Atividade Teórica Prática) aplicando as atividades práticas de acordo com a teoria estudada nos módulos para apropriação e solidificação do conhecimento.
  • Participar dos debates coletivos propostos nas atividades, manifestando suas posições e contribuições.
  • Envolver-se nas atividades, contribuir com seus conhecimentos e buscar incorporar os novos conhecimentos adquiridos à sua prática profissional, permitindo-se ser passível de mudanças.
  • Procurar auxílio no polo de atendimento, caso não consiga resolver as demandas de forma virtual.

Nesta perspectiva a equipe multidisciplinar do PROED estará sempre à disposição para auxiliar os cursistas de forma que concluam o curso com excelência.

c) O material de estudo

O material de estudo será disposto em forma de “Módulos de Estudo”, são materiais desenvolvidos por uma equipe pedagógica, composta pelo Diretor Geral, Diretor Pedagógico, Diretor Administrativo, Professores avaliadores, Auxiliar de Secretaria, Coordenador Pedagógico e Profissionais Especializados. As apostilas constituem-se em material didático e em arquivo virtual disponível na plataforma, incluindo:

  1. Sumário – expõe as Unidades temáticas com os seus respectivos subtemas;
  2. Apresentação do Módulo – uma síntese da conceituação temática e dos objetivos que justificam o seu estudo;
  3. Objetivo geral do curso;
  4. Objetivos de aprendizagem;
  5. Desenvolvimento dos conteúdos dividido em módulos;
  6. Atividades Teórico Práticas Supervisionadas para cada módulo;
  7. Referências bibliográficas e/ou eletrônicas, bem como a recomendação de leituras e visualização complementares de documentos, obras, vídeos e outros materiais disponíveis, como proposta de visualizar novos contextos sobre o tema.

OBS: caso o cursista tenha alguma impossibilidade de acessar o material, o cursista pode recorrer ao polo para acessar a plataforma ou solicitar o material de forma impressa

d) Recursos didáticos pedagógicos e tecnológicos

Os espaços em que a formação continuada se realiza, quer sejam físicos ou virtuais, devem ser espaços de aprendizagem e de conflito ao mesmo tempo, no sentido daquilo que impulsiona as pessoas às mudanças. Por isso, os espaços definidos pelo PROED para uma formação continuada buscam ser locais de debates e de transformações. Neles, o cursista terá acesso aos conteúdos, informações e estímulos que lhe permitirão fazer tais tipos de reflexões, através do material para análise.

Durante o curso os cursistas serão estimulados a participarem de atividades previamente planejadas para promover debates coletivos sobre as temáticas estudadas nos módulos, no acesso à internet, apreciação de vídeos, livros, apostilas e demais materiais, necessários para execução das atividades solicitadas. Este mesmo espaço também será utilizado para disposição de materiais e informações extras sobre o curso, caso o cursista queira acessar ou tenha necessidade de algum auxílio em especial, para realizar atividades e link de acesso direto à tutoria para tirar de dúvidas ou para orientações sobre as Atividades Teórico-Práticas Supervisionadas (ATPS) e, quando, em último caso, não conseguir postá-las na plataforma pode recorrer ao atendimento no polo.

No Ambiente Virtual as atividades avaliativas serão oferecidas como recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos para que o cursista aprenda a utilizar as ferramentas disponíveis e seja responsável também pelo seu próprio desempenho durante o curso. Por isso, o cursista será sempre estimulado a se sentir parte do seu processo de aprendizagem e estar em constante contato com a tutoria via tais acessos, pesquisando, tirando dúvidas, buscando orientações e fazendo o intercâmbio pedagógico com os demais colegas, no fórum do AVA, discutindo os conteúdos do material disponível e os conhecimentos a serem adquiridos, postando as atividades e avaliando os procedimentos.

Além do material exclusivo do curso serão disponibilizados materiais (apostila contendo os conteúdos do curso, materiais de leituras complementares, Currículo em Movimento, formulários e outros documentos, vídeos associados, ficha para as atividades de registro), para visualização e apreciação dos cursistas.

e) Procedimentos e critérios de avaliação

Baseados nos pressupostos teóricos da perspectiva didática Histórico-Crítica, os procedimentos de avaliação do curso do Proed consideram as três fases do método dialético: prática – teoria – prática, organizando os módulos de forma a valorizar a prática social inicial dos cursistas, seus conhecimentos prévios, suas percepções e a valorização do também chamado “nível de desenvolvimento atual” pela teoria vigotskiana (VIGOTSKI, 2001), levando-os ao refletir sobre esses conhecimentos e sobre os ambientes de atuação em que possam identificar problematizações no contexto atual, onde depois serão capacitados com a instrumentalização teórica disposta nos materiais disponíveis para análise e debate, e por fim levando-os à catarse, onde poderão compartilhar suas aprendizagens e relacioná-las à uma prática social, num perspectiva de promoção de mudanças, onde eles irão elaborar atividades práticas onde se colocam como sujeitos dessas mudanças. Assim, o objetivo do Proed  é que a avaliação não ocorra de forma estanque e efêmera, mas que aconteça de maneira informal, processual e formativa durante todos os módulos, buscando verificar o progresso da união dialética entre teoria e prática, entre o conhecimento e a transformação do cursista no que concerne a essa consciência crítica do processo formativo, de modo que os cursistas se sintam envolvidos e responsáveis pela recriação de outras condições sociais vivenciadas no contexto de sua atuação.

Nesse sentido, durante a realização do curso, as atividades propostas levarão o cursista a utilizar a práxis articulando a profissão ao espaço institucional, a observar as insituições como lócus adequado para aplicar atividades práticas reflexivas que solidifiquem a ação transformadora da formação continuada, pois de acordo com Sánchez Vázquez (2011, p. 30), o vocábulo filosófico práxis é definido “não só como uma interpretação do mundo, mas também como elemento de processo de sua transformação”, por tal motivo, as atividades propõem aos cursistas que use essa práxis não somente como uma atividade material, mas também como transformadora, refletindo sobre as mudanças que sua atuação profissional podem provocar nos ambientes analisados.

Além desse caráter prático, algumas atividades também assumem uma proposta de levar o cursista a pesquisar assuntos dentro e fora dos documentos e demais materiais propostos para análise, podendo utilizar os resultados de suas pesquisas nas tarefas seguintes. Dessa maneira o Proed entende que as pesquisas permitem ao cursista adquirir conhecimentos mais estruturados, ao mesmo tempo em que os compreendem de uma forma mais profunda, levando-o a pesquisar diversas áreas, valorizando as crenças e os conhecimentos antigos e levando o cursista a construir e aplicar novos conceitos adquiridos após as pesquisas.

Quanto ao trabalho coletivo, visto que na modalidade EAD esse procedimento de articulação entre os sujeitos se torna um pouco mais difícil, o curso propõe debates nos fóruns do AVA, o que permite que cursistas interajam entre si ao participar e interagir nas atividades coletivas intermediadas pelo tutor, isto para que essa formação continuada promova o máximo possível as trocas ou integração entre os pares.

Durante os módulos, o(a) tutor(a) fará a avaliação formativa do cursista, observando seu desenvolvimento durante todo o período do curso, dando um feedback sobre as ATPS (Atividades Teóricas Práticas) realizadas, instigando-o a refletir criticamente sobre os temas, verificando sua participação, seus conceitos e conhecimentos adquiridos, com o objetivo de promover avanços na aprendizagem do mesmo e motivando-o a se um ser ativo na elaboração e transformação do seu próprio conhecimento, pois como afirma Boas (2001) o feedback deve ser utilizado para melhorar o desempenho formativo do cursista, e não somente um critério de avaliação para mensurar ou classificar.

Por fim, para que se cumpra o que diz no Decreto  9.057, que “a educação à distância deve ser uma modalidade de ensino que tenha acompanhamento e avaliação compatíveis” (BRASIL, 2017, Art. 1) ao final do curso, além do cumprimento das atividades, o aluno deverá fazer uma Avaliação Final virtual, contendo o que foi mais relevante e significativo no curso, avaliando os métodos do instituto, o tutor, as aulas, se auto avaliando, relacionando os conhecimentos aprendidos com a sua prática, mensurando as transformações provocadas em si e as contribuições dos principais assuntos abordados para sua vida profissional e/ou pessoal.

A realização das atividades e da Avaliação Final são essenciais para que o cursista alcance o mínimo de participação necessária para obter aprovação no curso e o recebimento do certificado. Para os cursistas que não finalizarem as atividades propostas durante o curso serão oferecidas um pequeno prazo para recuperação, que o ajudem a finalizar as atividades e adquirir o conhecimento mínimo necessário. A falta de participação, falha na entrega das atividades, excesso de ou faltas não justificadas implicará em não recebimento do certificado

Todos os procedimentos avaliativos propostos se apoiam no tripé aprender-agir-avançar, verificando se os objetivos dos cursistas e do instituto foram alcançados e identificando o que precisa ser modificado e melhorado no percurso, promovendo, portanto, o crescimento de todos os envolvidos no processo.

f) Certificado

A certificação ao final do curso é essencial, mas não deve ser o objetivo principal nem do cursista nem do instituto, pois a valorização, a transformação do pensamento e o aprimoramento profissional dos cursistas devem estar acima de qualquer objetivo. Portanto, para fazer jus à certificação o cursista deverá cumprir os requisitos mínimos necessários à melhoria do seu desenvolvimento profissional, sendo assíduo, participando, demonstrando apropriações críticas, reflexivas, práticas, transformadoras e satisfatórias durante as Atividades Teórico-Práticas a serem desenvolvidas, e cumprindo os prazos de entrega de atividades ao final de cada módulo do curso e buscando atingir um resultado satisfatório ao final do curso. A falta de participação, falha na entrega das atividades, excesso de ou faltas não justificadas implicará em não recebimento do certificado. O cursista receberá seu certificado de forma virtual, mas poderá retirar o certificado do curso realizado no polo do PROED, ou solicitar o envio pelo Correio, no período de dez a trinta dias após a data de conclusão do curso.

Ao receber o certificado é garantido que o mesmo não esteja avariado ou amassado, os certificados são impressos em papel especial, registrados internamente, contendo o conteúdo programático, carga horária e período de realização do curso, número de registro, CNPJ da instituição, assinatura do responsável pelo registro e a logomarca licenciada.

Referências Bibliográficas

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BRASIL. Ministério da Educação. BNCC – Base nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: Fevereiro de 2020.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

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VÁZQUEZ, A. Sánchez. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.