Alfabetização no desenvolvimento da escrita

R$ 90,00R$ 150,00

SKU: 10AF Categoria:

Descrição

Este curso está indisponível em nossa plataforma EAD. Após efetuar a compra, entre em contato conosco através dos telefones abaixo ou clicando no link do Whatsapp para receber o material por e-mail:

(61) 3970-8418
(61) 99250-6294

INTRODUÇÃO

O assunto ALFABETIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA é o letramento, a alfabetização, a escolarização e a educação estão inter-relacionados, ou seja, bem próximos um dos outros, apesar de terem significados diferenciados.

Neste sentido é importante compreender o letramento de ensinar que são os objetivos e as práticas e a introdução do ensinar no contexto escolar, o letramento ensinado o repensar as práticas no componente curricular abrangendo tudo que acontece no desenvolvimento da aula e do letramento adquirido, são os conhecimentos da criança consegue aprender durante as aulas e vai levar para toda vida.

Existe o letramento escolar que acontece dentro do espaço escolar e o não escolar que é construído nas relações sociais. Essas são algumas relações que podemos fazer da perspectiva do letramento e da educação.

Espero que você faça bom proveito do conteúdo aqui exposto e que a busca pelo conhecimento seja constate, por isso não se limite, faça novas pesquisas, analise casos concretos e enriqueça seu conteúdo, pois um ser humano bem informado jamais permanecerá na dúvida quanto ao comportamento ético e moral de um cidadão. Esperamos que você aproveite todas as informações prestadas, pratique todas as atividades solicitadas, leia os textos fornecidos e principalmente questione, pesquise e estude.

 

OBJETIVOS

Iniciaremos o nosso curso falando sobre ALFABETIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, pretendemos levá-lo a:

  • Conhecer a história da escrita:
  • Entender as ideias sobre a alfabetização a partir da primeira metade do Século XX;
  • Conhecer as diversas concepções de ensino e aprendizagem, assim como os aspectos da ação pedagógica baseados nas concepções: behaviorista, cognitivista e sócio-histórico-cultural:
  • Propiciar a reflexão sobre a prática construtivista;
  • Entender o conceito de alfabetização sob o prisma da psicogênese da linguagem;
  • Dar subsídios ao professor para que possa diagnosticar os níveis em que se encontram os alunos, dando-lhes condições para que avancem dentro de uma intervenção que tenha o intuito de “construir – pensar-aprender”;
  • Promover o amadurecimento das concepções acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita;
  • Sugerir atividades que trabalhem com letras, sílabas, palavras e textos, promovendo uma aprendizagem divertida e prazerosa:
  • Capacitar professores de forma a compreender as questões conceituais envolvidas no processo de desenvolvimento e alfabetização:
  • Possibilitar um espaço para revisão teórica e aprimoramento da prática;
  • Promover a formação, em serviço, dos professores alfabetizadores.
  • Da pictografia a palavra: A história da Escrita; Decifração da Escrita; Grafismos primitivos: Rabiscos e Pseudoletras.
  • Concepção de Ensino e Aprendizagem: A Perspectiva Behaviorista de Ensino-Aprendizagem: Aspectos da Ação Pedagógica baseados na concepção Behaviorista: Aspectos da A ção Pedagógica baseados na Concepção Cognitivista: Aspectos da Ação Pedagógica baseados na Concepção Sócio-Histórico-cultural.
  • Níveis da Escrita e suas Características: Como se apropriar do Sistema de escrita? Procedimentos Didáticos: Intervenções Problematizadoras.
  • Trabalhando com Letras, Sílabas, Palavras e Textos: Introdução; O trabalho com as Letras, Palavras e Textos; Nível Silábico-Alfabético; Nível Alfabético;
  • Sugestões de Atividades para o Trabalho com Silabas.
  • Histórico das Ideias sobre Alfabetização a partir da Primeira Metade do Século XX: Períodos e Métodos; Diversidade Textual – Como aliar Teoria á Prática? Situações de Aprendizagem; Leitura.
  • Refletindo sobre a Prática Construtivista: Introdução; A psicogênese da Escrita, segundo Ferreiro e Teberosky; Fundamentação Teórica.
  • A Aquisição da Linguagem Escrita da Criança: Aprendendo a Ensinar; Ensinar a Aprender; O Ato de Escrever; Avaliação da Aprendizagem: Aprender através do Erro.

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h