Alfabetização e séries iniciais

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Descrição

INTRODUÇÃO

O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a Transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes. E ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecido aos alunos com deficiência visando à complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular. Com este objetivo o Proer.

Promove o curso de Aperfeiçoamento de profissionais para Educação Inclusiva: direito à diversidade.

Possibilita ao profissional rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.

O curso desenvolvido na modalidade à distância e presencial com ênfase nas áreas da deficiência auditiva, está estruturado para:

  • trazer o contexto escolar dos profissionais para o foco da discussão dos novos referenciais para a inclusão dos alunos;
  • introduzir conhecimentos que possam fundamentar os profissionais na reorientação das suas práticas de Atendimento a Inclusão;
  • desenvolver aprendizagem participativa e colaboração necessária para que possam ocorrer mudanças no Atendimento a Inclusão.

Nesse sentido, o curso oferece fundamentos básicos para os profissionais do Atendimento Educacional para Deficiência Auditiva;

Este livro tem por finalidade apresentar orientações e estratégias para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais e implementar o paradigma da inclusão dessas . Diversas razões justificam a implementação de tais orientações e estratégias: o movimento mundial em prol do paradigma da inclusão educacional originado na Conferência Mundial de Educação Para Todos (Jomtien na Tailândia,1990) e posteriormente, a Declaração de Salamanca (1994), compromisso também assumido pelo Ministério da Educação do Brasil. A partir desses pronunciamentos, tornou-se um compromisso universal, a implantação de políticas de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino.

O Brasil já tem avançado neste sentido, pois a Constituição Federal no art. 208, III, define atendimento especializado preferencialmente na rede regular de ensino e, posteriormente, previsto pela Lei 9.394/96 Leis de Diretrizes e Bases de Educação Nacional. Esta Lei determina que no período de três anos a contar de sua sanção, todas as creches passem para a administração educacional, implicando sua transformação para instituições de educação. Isto faz das creches e pré-escolas a primeira etapa da educação básica com a missão de estabelecer os fundamentos sobre os quais se assentam os níveis seguintes de escolarização.

A política de descentralização consolida esse avanço, considerando a educação do nascimento aos seis anos, como parte integrante da educação básica nos municípios e no Distrito Federal, destacadas a inclusão da creche como instituição educacional e a caracterização de sua atividade como ação eminentemente pedagógica.

Os textos apresentam subsídios em consonância com o movimento de educação para todos: Garantir o acesso e a permanência, com êxito, das crianças com necessidades educacionais especiais da rede regular de ensino.

A implementação de tais subsídios envolve ampla reflexão discussão e ações conjuntas e efetivas que dimensionarão a prática pedagógica em institucionais específicas. Essas políticas configuram uma filosofia de ação conjunta entre educação geral e especial, constituindo-se de valiosas iniciativas nas suas vertentes humanas e sociais na área da educação, estendendo-se ao lar e à comunidade. É importante analisar a abrangência destas orientações à população beneficiada cujo número é altamente significativo em nosso país.

 

OBJETIVOS

• Analisar conhecimentos que possam fundamentar os profissionais na reorientação das suas práticas de Atendimento a Inclusão

• Enfatizar a importância da teoria e prática dentro do Atendimento a Inclusão.

• Conhecer aprendizagem participativa e colaboração necessária para que possam ocorrer mudanças no Atendimento a Inclusão.

• Propiciar o entendimento do que venha ser Educação Inclusiva.

• Valorizar e adaptar-se às atualizações devido às mudanças dentro do ambiente escolar para Educação Inclusiva.

• Propor a formação de Aperfeiçoamento de profissionais para Educação Inclusiva: direito à diversidade.

• Reconhecer a importância no Atendimento da Inclusão Educacional.

• Apresentar orientações e estratégias para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais e implementar o paradigma da inclusão dessas.

• Possibilita ao profissional rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.

• Refletir sobre Educação Inclusiva e seus direitos.

• Conhecer e analisar a Declaração de Salamanca.

• Compreende os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e como ajudar.

• Desenvolver as Características, Estimulação precoce e as Síndromes.

• Compreende e promover Tratamento dos Portadores destas Síndromes.

• Reconhecer os métodos usados dentro da Educação Inclusiva.

• Identificar a Formação e capacitação profissional: a importância da qualificação profissional do docente; o professor especializado.

• Trabalhar a Adaptação curricular: conceito; níveis de adaptação curricular.

 

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h