Autismo, educação inclusiva e educação precoce

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Descrição

INTRODUÇÃO

O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a Transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes. E ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecido aos alunos com deficiência visando à complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.  Com este objetivo o PROED.

Promove o curso de Aperfeiçoamento de profissionais para Educação Inclusiva: direito à diversidade.

Possibilita ao profissional rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.

O curso desenvolvido na modalidade à distância e presencial com ênfase nas áreas da deficiência auditiva, está estruturado para:

  • trazer o contexto escolar dos profissionais para o foco da discussão dos novos referenciais para a inclusão dos alunos;
  • introduzir conhecimentos que possam fundamentar os profissionais na reorientação das suas práticas de Atendimento a Inclusão;
  • desenvolver aprendizagem participativa e colaboração necessária para que possam ocorrer mudanças no Atendimento a Inclusão.

Nesse sentido, o curso oferece fundamentos básicos para os profissionais do Atendimento Educacional para Deficiência Auditiva;

Este livro tem por finalidade apresentar orientações e estratégias para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais e implementar o paradigma da inclusão dessas . Diversas razões justificam a implementação de tais orientações e estratégias: o movimento mundial em prol do paradigma da inclusão educacional originado na Conferência Mundial de Educação Para Todos (Jomtien na Tailândia,1990) e posteriormente, a Declaração de Salamanca (1994), compromisso também assumido pelo Ministério da Educação do Brasil. A partir desses pronunciamentos, tornou-se um compromisso universal, a implantação de políticas de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino.

O Brasil já tem avançado neste sentido, pois a Constituição Federal no art. 208, III, define atendimento especializado preferencialmente na rede regular de ensino e, posteriormente, previsto pela Lei 9.394/96 Leis de Diretrizes e Bases de Educação Nacional. Esta Lei determina que no período de três anos a contar de sua sanção, todas as creches passem para a administração educacional, implicando sua transformação para instituições de educação. Isto faz das creches e pré-escolas a primeira etapa da educação básica com a missão de estabelecer os fundamentos sobre os quais se assentam os níveis seguintes de escolarização.

A política de descentralização consolida esse avanço, considerando a educação do nascimento aos seis anos, como parte integrante da educação básica nos municípios e no Distrito Federal, destacadas a inclusão da creche como instituição educacional e a caracterização de sua atividade como ação eminentemente pedagógica.

Os textos apresentam subsídios em consonância com o movimento de educação para todos: Garantir o acesso e a permanência, com êxito, das crianças com necessidades educacionais especiais da rede regular de ensino.

A implementação de tais subsídios envolve ampla reflexão discussão e ações conjuntas e efetivas que dimensionarão a prática pedagógica em institucionais específicas. Essas políticas configuram uma filosofia de ação conjunta entre educação geral e especial, constituindo-se de valiosas iniciativas nas suas vertentes humanas e sociais na área da educação, estendendo-se ao lar e à comunidade. É importante analisar a abrangência destas orientações à população beneficiada cujo número é altamente significativo em nosso país.

OBJETIVO DO CURSO

Seja bem vindo ao curso:

Iniciaremos o nosso curso falando sobre AUTISMO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PRECOCE, pretendemos levá-lo a:

  • Proporcionar ao aluno conhecimento acerca do autismo em seus aspectos pedagógicos;
  • Mostrar os vários aspectos do Transtorno Invasivo do Desenvolvimento – Autismo.
  • Analisar conhecimentos que possam fundamentar os profissionais na reorientação das suas práticas de Atendimento a Inclusão
  • Enfatizar a importância da teoria e prática dentro do Atendimento a Inclusão.
  • Conhecer aprendizagem participativa e colaboração necessária para que possam ocorrer mudanças no Atendimento a Inclusão.
  • Propiciar o entendimento do que venha ser Educação Inclusiva.
  • Valorizar e adaptar-se às atualizações devido às mudanças dentro do ambiente escolar para Educação Inclusiva.
  • Propor a formação de Aperfeiçoamento de profissionais para Educação Inclusiva: direito à diversidade.
  • Reconhecer a importância no Atendimento da Inclusão Educacional.
  • Apresentar orientações e estratégias para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais e implementar o paradigma da inclusão dessas.
  • Possibilita ao profissional rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.
  • Refletir sobre Educação Inclusiva e seus direitos.
  • Conhecer e analisar a Declaração de Salamanca.
  • Compreende os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e como ajudar.
  • Desenvolver as Características,Estimulação precoce e as Síndromes.
  • Compreende e promover Tratamento dos Portadores destas Síndromes.
  • Reconhecer os métodos usados dentro da Educação Inclusiva.
  • Identificar a Formação e capacitação profissional: a importância da qualificação profissional do docente; o professor especializado.
  • Reconhecer as iniciativas da educação precoce.
  • Compreender o uso e a importância da educação precoce.
  • Destacar iniciativas políticas no que tange à Educação Especial no país;
  • Enfatizar o processo histórico da inclusão.

 

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h