Educação Especial: EJA Interventiva

R$ 90,00R$ 150,00

SKU: 26ES Categoria:

Descrição

INTRODUÇÃO

A Educação Inclusiva é entendida como uma concepção de educação que envolve um pensar e fazer diferente no sistema educacional. Seu objetivo é ofertar os saberes sistematizados e acumulados ao longo da história da humanidade a todas as camadas sociais, propiciando aos sujeitos a autonomia de pensamento. É direcionada a todos e todas que desejam ingressar no espaço escolar sob a perspectiva do conviver com as diversidades Acreditamos que, para implementação da educação inclusiva são necessários administradores preocupados com a reforma, com a reestruturação e com a renovação de suas unidades de ensino. A busca pela inclusão sempre fez parte da história da humanidade, entretanto, por volta dos anos 90, a construção da sociedade inclusiva transformou-se “em um imperativo moral”, intensificado pelos defensores dos direitos humanos. Para esse autor, ao se pensar em uma comunidade escolar inclusiva, reflexo de tal imperativo, deve-se contar não apenas com soluções didático-pedagógicas, mas também com: […] outras medidas e arranjos, cientificamente fundamentados, que possibilitem o convívio e a ação, por parte das pessoas com as mais variadas diferenças, em principais situações e atividades da vida diária, de modo que favoreçam a realização e o desenvolvimento de todos que delas participam.

A inclusão escolar é uma possibilidade que se abre para o aperfeiçoamento da educação escolar e para o benefício de alunos com e sem deficiência”. O que os autores expõem é que para haver uma inclusão que possibilite um bom desempenho dos alunos precisam-se antes valorizar as situações, as vivências possibilitando assim ações pertinentes ao contexto do educando.

A educação inclusiva implica em mudança de mentalidade, que perpassa por mudanças nas concepções educacionais pautadas na padronização “de capacidades individuais de realização” (OMOTE, 2005, p.35). Ao nosso ver, implica na mudança de perspectivas de ensino pautadas nas abordagens tradicionalistas, verbalista ou bancário (FREIRE, 1982, 1987) para àquelas abordagens que respeitem as diversificadas diferenças, “reconhecendo nelas a oportunidade de aprendizagem de todos”. Entretanto, para conseguirmos essa educação não devemos partir de decretos e vontade de uma minoria, mas de uma transformação dos interesses individualistas, próprios da natureza humana, para os interesses coletivos, próprios da vida social. Acreditamos que a educação inclusiva só será possível quando pensarmos coletivamente na qualidade do sistema educacional. Assim, muito temos a trilhar para alcançarmos tal objetivo. A educação inclusiva e a EJA […] é a chave para o século XXI; é tanto consequência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais,

é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e a cultura de paz baseada na justiça. (Declaração de Hamburgo,1997).

De acordo com a Declaração para que haja exercício pleno da cidadania o diálogo deve fazer parte do processo educativo, social, econômico e cientifico. Compreendemos que a educação inclusiva e EJA, ambas estão atreladas em uma proposta de favorecer este diálogo e o egresso dos alunos, que por diversos motivos abandonaram seus estudos, pois Educar os adultos é antes de tudo, envolvê-los num projeto educacional.

Esperamos que você faça bom proveito do conteúdo aqui exposto e que a busca pelo conhecimento seja constate, por isso não se limite, faça novas pesquisas, analise casos concretos e enriqueça seu conteúdo, pois um ser humano bem informado jamais permanecerá na dúvida. Esperamos que você aproveite todas as informações prestadas, pratique todas as atividades solicitadas, leia os textos fornecidos e principalmente questione, pesquise e estude.

 

OBJETIVO DO CURSO

  • A história da inclusão escolar;
  • Inclusão para todos;
  • A política de educação especial no Brasil;
  • Programa de implantação de salas de recursos;
  • Salas Multifuncionais;
  • Programa de educação inclusiva: direito a diversidade;
  • Programa incluir;
  • O impasse da inclusão;
  • Fundamentação histórica da Inclusão da pessoa com deficiência;
  • A integração da pessoa com deficiência;
  • Objetivo da dupla matrícula da pessoa com deficiência;
  • O processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual;
  • Aprendendo diferenciar a deficiência intelectual da doença mental;
  • Conceito de doença mental;
  • Conceituando as causas da deficiência intelectual ou atraso cognitivo;
  • Identificando as causas da deficiência intelectual;
  • Conhecendo as síndromes: de Down, Do X-Frágil, de Angelman;
  • Conhecendo o Hipotireoidismo Congênito;
  • Identificando a deficiência intelectual ou atraso cognitivo;
  • Conceitos da:Síndrome de Rubinstein-Taybi, de Lennox-Gastaut;
  • Autismo: Transtornos invasivos do desenvolvimento;
  • Síndrome de Aspeger;
  • Deficiência múltipla;
  • Surdocegueira;
  • Conceito de Síndromes;
  • Prevenção da ocorrência de deficiências;
  • Teste de Apgar;
  • Conhecendo os exames médicos que auxiliam no diagnóstico de deficiências,
  • Características gerais de pessoas com deficiência múltipla;
  • Necessidades educacionais da pessoa com múltipla deficiência;
  • Paralisia cerebral: causas, tipos e deficiência física;
  • Tratamento da paralisia cerebral;
  • Diagnóstico, prevenção e tratamento da paralisia cerebral
  • Identificando uma pessoa com paralisia cerebral,
  • Sugestão de atividades para estimular a aprendizagem da pessoa com paralisia cerebral;
  • Classificação da paralisia cerebral;
  • Educação Inclusiva e formação do docente: desafios, formação e atuação;

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h