Educação Especial: Surdocegueira E Educação Inclusiva

R$ 90,00R$ 150,00

SKU: 19ES Categoria:

Descrição

INTRODUÇÃO

A grande dificuldade das crianças surdo-cegas está, justamente, em desenvolver um modo de aprendizado que compense a desvantagem visual e auditiva e permita o relacionamento com o mundo. Por isso, explorar as potencialidades dos sentidos remanescentes (tato, paladar e olfato) é essencial para a orientação e a percepção, tanto na escola, quanto fora dela. Tornar a escola um espaço fisicamente acessível para essas crianças mais um passo imprescindível para acolhê-las adequadamente.

Espero que você faça bom proveito do conteúdo aqui exposto e que a busca pelo conhecimento seja constate, por isso não se limite, faça novas pesquisas, analise casos concretos e enriqueça seu conteúdo, pois um ser humano bem informado jamais permanecerá na dúvida quanto à educação infantil o lúdico para alfabetizar. Esperamos que você aproveite todas as informações prestadas, pratique todas as atividades solicitadas, leia os textos fornecidos e principalmente questione, pesquise e estude.

 

OBJETIVO DO CURSO

Iniciaremos o nosso curso falando sobre EDUCAÇÃO ESPECIAL: SURDOCEGUEIRA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Pretendemos levá-lo a:

  • Compreender o processo histórico sobre a deficiência e a sua influencia na educação das pessoas com necessidades especiais educacionais
  • Conhecer as legislações existentes sobre a educação especial e a inclusão
  • Oferecer meios de identificar os alunos que fazer parte da Educação Especial e suas características
  • Entender a importância da qualificação profissional contínua
  • Dominar o conceito sobre a adaptação escolar e sua aplicabilidade no contexto escolar
  • Analisar o processo de construção da escola inclusiva
  • Compreender a importância da família no contexto da escola inclusiva
  • Compreender os conceitos relacionados á deficiência múltipla, deficiência múltipla sensorial e surdocegueira
  • Conhecer a trajetória histórica da Educação de pessoas surdo-cegas
  • Identificar as especificidades relacionadas ao desenvolvimento, à aprendizagem e à comunicação dos alunos surdo-cegos
  • Oferecer meios de identificar as possibilidades de intervenção pedagógica dessa clientela
  • Analisar a estrutura de atendimento da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal voltada para este grupo
  • Conhecer as legislações existentes sobre a Educação Inclusiva
  • Analisar o processo de construção da escola inclusiva
  • Dominar o conceito sobre recursos de acessibilidade e sua aplicabilidade no contexto escolar
  • Compreender a importância do papel do professor na Educação Inclusiva

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h