Educação inclusiva e educação precoce

R$ 90,00R$ 150,00

SKU: 12ES Categoria:

Descrição

INTRODUÇÃO

O presente módulo de estudo faz uma reflexão sobre o que é a educação especial no Brasil, a quem ela se destina e como ela vem se organizando a partir de uma análise histórica e das legislações existentes sobre esta temática. Posteriormente, mostramos a necessidade de revermos e re-significarmos a prática educacional no Brasil adotando a educação inclusiva, considerando toda historicidade e especificidades do sistema educacional brasileiro.

Compreender a educação especial no Brasil a partir de uma análise histórica, legislativa e atual, é nos colocarmos como co-autoras desse processo, possibilitando a reorganização das ações educativas na rede escolar tanto do ponto de vista macro por meio das legislações existentes, tanto quanto micro, ou seja, de cada professor em cada sala de aula do sistema educacional brasileiro.

OBJETIVO DO CURSO

  • Analisar conhecimentos que possam fundamentar os profissionais na reorientação das suas práticas de Atendimento a Inclusão
  • Enfatizar a importância da teoria e prática dentro do Atendimento a Inclusão.
  • Conhecer aprendizagem participativa e colaboração necessária para que possam ocorrer mudanças no Atendimento a Inclusão.
  • Propiciar o entendimento do que venha ser Educação Inclusiva.
  • Valorizar e adaptar-se às atualizações devido às mudanças dentro do ambiente escolar para Educação Inclusiva.
  • Propor a formação de Aperfeiçoamento de profissionais para Educação Inclusiva: direito à diversidade.
  • Reconhecer a importância no Atendimento da Inclusão Educacional.
  • Apresentar orientações e estratégias para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais e implementar o paradigma da inclusão dessas.
  • Possibilita ao profissional rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.
  • Refletir sobre Educação Inclusiva e seus direitos.
  • Conhecer e analisar a Declaração de Salamanca.
  • Compreende os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e como ajudar.
  • Desenvolver as Características, Estimulação precoce e as Síndromes.
  • Compreende e promover Tratamento dos Portadores destas Síndromes.
  • Reconhecer os métodos usados dentro da Educação Inclusiva.
  • Identificar a Formação e capacitação profissional: a importância da qualificação profissional do docente; o professor especializado.
  • Reconhecer as iniciativas da educação precoce.
  • Compreender o uso e a importância da educação precoce.
  • Destacar iniciativas políticas no que tange à Educação Especial no país;
  • Enfatizar o processo histórico da inclusão.

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h