Inclusão de Crianças com Síndrome de Down
R$ 90,00 – R$ 150,00
Descrição
INTRODUÇÃO
A Constituição Brasileira de 1988 garante o acesso ao Ensino Fundamental Regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção, além disso, devem receber atendimento especializado complementar de preferência dentro da escola. A inclusão ganhou reforços com a LDB (Lei de Diretrizes de Bases da educação Nacional) de 1996 e com a Convenção da Guatemala, de2001. Sendo assim manter crianças com algum tipo de deficiênciafora do ensino regular é considerado exclusão. O principal motivo das crianças irem para escola, éque vão encontrar um espaço democrático, onde poderão compartilhar o conhecimento e a experiência com o diferente.
Nessa perspectiva todas as crianças têm o direito à educação assegurada por lei. Sem distinção. E, quando a criança apresenta limitações que dificultam o seu processo de aprendizagem como o caso das crianças com Síndrome de Down é necessário criar propostas de ensino que respeitem o seu ritmo e principalmente, adaptações curriculares que favoreçam o seu aprendizado e despertem seus interesses. Além disso, é preciso embasamento teórico dos profissionais envolvidos nesse processo, pois a prática educacional deve sofrer mudança, na escola tradicional essa prática se baseia na transmissão de conhecimentos e na individualização de tarefas.
Dessa forma pretendemos por meio desse curso possibilitar uma reflexão sobre a inclusão de crianças com Síndrome de Down e o papel a ser desenvolvido pelos profissionais da escola, de forma que favoreça o acesso a esse direito conquistado, e consequentemente provoque mudanças de postura e qualificação desses profissionais.
OBJETIVO DO CURSO
Proporcionar uma reflexão sobre como favorecer o desenvolvimento das potencialidades da criança com Síndrome de Down, buscando possibilitar o acesso dela a Educação Inclusiva.
Informação adicional
Carga horária | 90h, 180h, 300h |
---|