Psicomotricidade

R$ 90,00R$ 150,00

SKU: 08ES Categoria:

Descrição

INTRODUÇÃO

“Psicomotricidade é a ciência do Homem em movimento, das relações consigo e com o mundo, com o corpo, através do corpo e de sua corporeidade” – Freinet.

O estudo da psicomotricidade permite compreender a forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, é um dos aspectos que o trabalho psicomotor assumirá durante o período escolar será, precisamente, o de fazer com que a criança passe da etapa perspectiva à fase da representação mental de um espaço orientado tanto no espaço como no tempo.

Ao estudarmos o comportamento de uma criança, percebemos como é o seu desenvolvimento. O comportamento e a conduta são termos adequados para todas as suas reações, sejam elas reflexas, voluntárias e espontâneas, ou aprendidas. Assim como o corpo cresce, o comportamento evolui. No processo de desenvolvimento a criança evolui tanto física, quanto intelectual e emocionalmente. As primeiras evidências de um desenvolvimento normal mental são as manifestações motoras.

À medida que ocorre a maturação do sistema nervoso, o comportamento se diferencia e também se modifica. Inicialmente a criança apresenta uma coordenação global ampla, que são realizadas por grandes feixes de músculos. À medida que os feixes de músculos mais específicos são usados, a criança desenvolve sua coordenação fina.

Para que ocorra um desenvolvimento motor adequado, é necessário um amadurecimento neural, ósseo, muscular, além de crescimento físico, juntamente com o aprendizado. O desenvolvimento motor percentual se completa ao redor de 07 anos, ocorrendo, posteriormente, um refinamento da integração perceptivo-motora com o desenvolvimento do processo intelectual propriamente dito.

OBJETIVO DO CURSO

Seja bem vindo ao curso:

Iniciaremos o nosso curso falando sobre PSICOMOTRICIDADE, pretenderam leva-lo a:

  • Promover a formação contribuindo para os Princípios e conceitos da psicomotricidade;
  • Reconhecer aspectos intelectuais, cognitivo emocional, afetivo, mental e neurológico da criança e suas etapas.
  • Propiciar um espaço Ser humano: filogênese, ontogênese e retrogênese. Desenvolvimento humano
  • Desenvolver a Diferenças entre Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem
  • Trabalhar junto com a comunidade escolar sobre Relações interpessoais em contextos diversos.
  • Incentivar a participação dos educadores no desenvolvimento da sociedade com o discente no desenvolvimento da linguagem e do movimento psicomotor nos primeiros anos de vida.
  • Reconhecer a conquista da comunidade escolar junto aos órgãos competente na Educação especial e inclusão social.

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h