Técnicas de alfabetização na escola

R$ 90,00R$ 150,00

SKU: 21AF Categoria:

Descrição

Este curso está indisponível em nossa plataforma EAD. Após efetuar a compra, entre em contato conosco através dos telefones abaixo ou clicando no link do Whatsapp para receber o material por e-mail:

(61) 3970-8418
(61) 99250-6294

 

INTRODUÇÃO

O melhor método para a alfabetização é um discussão antiga entre os especialistas no assunto e também entre os pais quando vão escolher uma escola para seus filhos começaram a ler as primeiras palavras e frases. No caso brasileiro, com os elevados índices de analfabetismo e os graves problemas estruturais na rede pública de ensino, especialistas debatem qual seria o melhor método para revolucionar, ou pelo menos, melhorar a educação brasileira. Ao longo das décadas, houve uma mudança da forma de pensar a educação, que passou de ser vista da perspectiva de como o aluno aprende e não como o professor ensina.

São muitas as formas de alfabetizar e cada uma delas destaca um aspecto no aprendizado. Desde o método fônico, adotado na maioria dos países do mundo, que faz associação entre as letras e sons, passando pelo método da linguagem total, que não utiliza cartilhas, e o alfabético, que trabalha com o soletramento, todos contribuem, de uma forma ou de outra, para o processo de alfabetização.

 

OBJETIVOS

  • Identificar a analise crítica sobre os diferentes métodos de alfabetização, sobre a cultura escolar e seus desdobramentos na historia da educação, sem desviar a atenção para a exigência fundamental da aprendizagem: a capacidade de ler e de se expressar de forma crítica;
  • Conhecer o conceito de alfabetização;
  • Abordar o conceito de letramento;
  • Fazer o processo de aquisição da escrita pela criança e as dificuldades de aprendizagem;
  • Conhecer a história da cartilha do Brasil;
  • Analisar o uso da cartilha;
  • Entender a discussão sobre a metodologia da alfabetização no cenário atual;
  • Estimular a reflexão em direção ao equilíbrio, à integração e a articulação de propostas metodológicas que possam dar conta da complexidade da alfabetização e das progressivas exigências em torno de seu ensino;
  • Enfatizar a necessidade de preparação efetiva da escola e da sala de aula para alfabetização, por meio de um planejamento criterioso dos ambientes de alfabetização e das rotinas necessárias no trabalho cotidiano de professores e alunos;
  • Promover o amadurecimento das concepções acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita e suas relações com outras linguagens e tecnologias;
  • Propiciar a reflexão sobre o uso adequado da informática na alfabetização;
  • Alargar o próprio conceito de método, entendido nesta abordagem com um conjunto de procedimentos e de vários níveis de decisão responsáveis pela sistematização na escola fundamental tarefa de alfabetizar e letrar nossas crianças;

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h