A história da alfabetização

R$ 90,00R$ 150,00

SKU: 08AF Categoria:

Descrição

Este curso está indisponível em nossa plataforma EAD. Após efetuar a compra, entre em contato conosco através dos telefones abaixo ou clicando no link do Whatsapp para receber o material por e-mail:

(61) 3970-8418
(61) 99250-6294

INTRODUÇÃO

O assunto A HISTÓRIA DE ALFABETIZAR consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
A incapacidade de ler e escrever é denominada analfabetismo, enquanto que a incapacidade de interpretar textos simples é chamada analfabetismo funcional ou semianalfabetismo.
Espero que você faça bom proveito do conteúdo aqui exposto e que a busca pelo conhecimento seja constate, por isso não se limite, faça novas pesquisas, analise casos concretos e enriqueça seu conteúdo, pois um ser humano bem informado jamais permanecerá na dúvida quanto ao comportamento ético e moral de um cidadão. Esperamos que você aproveite todas as informações prestadas, pratique todas as atividades solicitadas, leia os textos fornecidos e principalmente questione, pesquise e estude.

 

OBJETIVOS

Iniciaremos o nosso curso falando sobre ALFABETIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, pretendemos levá-lo a:

  • Conhecer a história da escrita:
  • Trabalhar as diversas teorias educacionais condizentes com o período histórico atual, para que o professor possa se aperfeiçoar continuadamente, oferecendo perspectivas inovadoras e instigantes aos seus alunos e a si mesmo;
  • Conhecer os estudiosos da educação e o processo de aprendizagem dos alunos;
  • Propiciar a reflexão sobre a história dos métodos de alfabetização no Brasil e a polêmica por ela gerada relacionada às “antigas” e “novas” explicações para o mesmo problema: a dificuldade das crianças, principalmente as que frequentam as escolas públicas, em aprender a ler e a escrever;
  • Entender as causas do fracasso dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
  • Promover os níveis do processo de alfabetização;
  • Conhecer o processo de aquisição da leitura e da escrita e suas relações com outras linguagens e tecnologias;
  • Colocar o alfabetizando em contato com a língua escrita;
  • Identificar a necessidade de professor reestruturar conceitos, práticas e posturas didáticas;
  • Promover a formação, em serviço, dos professores alfabetizadores.
  • Trabalhar o uso adequado da informática na alfabetização Concepção de Ensino e Aprendizagem:
  • Verificar as mudanças surgidas com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos;
  • Incentivar o professor a refletir sobre sua prática e compreender as políticas públicas.

 

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h