Alfabetização e a conquista do educador
R$ 90,00 – R$ 150,00
Descrição
Este curso está indisponível em nossa plataforma EAD. Após efetuar a compra, entre em contato conosco através dos telefones abaixo ou clicando no link do Whatsapp para receber o material por e-mail:
(61) 3970-8418
(61) 99250-6294
INTRODUÇÃO
Os objetivos das crianças na pré-escola incluem a habilidade de aprender e dar o nome de todas as letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto. Alunos pré-escolares começam a pronunciar, juntar e segmentar sílabas em palavras faladas. Também começam a aplicar análise de vocais e palavras e sabem identificar palavras de uso comum. São capazes de reconhecer que palavras são separadas por espaços, além de serem capazes de reconhecer os próprios nomes e sabem onde as letras maiúsculas devem ficar. Alunos da pré-escola podem localizar as partes importantes de um livro, incluindo o título, o autor e índice. Após ler um livro, os alunos saberão responder perguntas básicas sobre o que leram. Alunos da pré-escola utilizam pontuação e grafia correta ao escrever. Utilizando desenhos, ditados e escrita, as crianças compõem pequenos textos de opinião baseados em estórias que leram. Elas também participam de projetos de pesquisa e escrita, como expressar suas opiniões sobre um autor preferido e também podem escrever sobre o livro de que mais gostaram, explicando alguns dos pontos principais. Os objetivos de alfabetização também incluem a capacidade de compreender a gramática e o uso da língua padrão. Os Alunos formam vocábulos plurais adicionando “s”. Eles compreendem o uso de preposições e são capazes de completar frases e entendem as convenções do uso de maiúsculas, pontuação e ortografia. Eles soletram foneticamente palavras simples. Crianças na pré-escola identificam palavras, as aplicam corretamente e entendem o conceito de adjetivos e verbos, assim como antônimos. Elas são capazes de visualizar informações e fazer um desenho baseado nas informações dadas, e são capazes de prever o que irá acontecer a seguir na estória. Elas podem identificar seus livros preferidos assim como representar uma cena ou mudar o final da história. Alunos pré-escolares participam de conversações colaborativas com diversos colegas. As crianças concordam entre si sobre tópicos e regras específicos. Os alunos leem trechos de texto e fazem perguntas e respostas sobre as tarefas. Eles são capazes de descrever claramente pessoas conhecidas e eventos de uma estória, assim como compreender seus personagens e ambientação.
OBJETIVOS
- Compreender a alfabetização enquanto processo de apropriação de diferentes linguagens, a partir do entendimento da trajetória histórico cultural desta, subsidiando o movimento teoria prática no exercício profissional;
- Conhecer as bases conceituais, os objetivos, os materiais e a natureza das propostas que compõem o curso;
- Analisar o percurso pessoal de aprendizagem escolar e de formação profissional, relacionando-o com a própria pratica pedagógica e atuação do professor;
- Monitorar o processo pessoal de formação, considerando as expectativas de aprendizagem do modulo e as próprias expectativas;
- Trabalhar coletivamente de forma produtiva;
- Intensificar as praticas de leitura e escrita, especialmente de textos reflexivos;
- Utilizar o registro escrito para documentar o trabalho pedagógico e para refletir sobre a prática profissional e sobre o processo de formação;
- Desenvolver procedimentos produtivos de estudo dos textos expositivos que aprofundam os conteúdos abordados no curso;
- Reconhecer a importância do lúdico para o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura e da escrita;
- Sugerir atividade que trabalhem com os mais diversos tipos de recursos, materiais e estratégias, promovendo uma aprendizagem divertida e prazerosa;
- Relacionar os conteúdos trabalhados no curso com a prática pedagógica.
Informação adicional
Carga horária | 90h, 180h, 300h |
---|