A história e o processo da alfabetização

R$ 90,00R$ 150,00

SKU: 22AF Categoria:

Descrição

Este curso está indisponível em nossa plataforma EAD. Após efetuar a compra, entre em contato conosco através dos telefones abaixo ou clicando no link do Whatsapp para receber o material por e-mail:

(61) 3970-8418
(61) 99250-6294

 

INTRODUÇÃO

A concepção da alfabetização nesta perspectiva nos mostra uma ação de alfabetizar, propagar o ensino da leitura, ensinar a ler, dar instrução primaria a um determinado indivíduo, mas, usando vários métodos e o mesmo alfabeto latino. A alfabetização com o tempo se modificou muito, estando algumas delas nos materiais didáticos, no aprendizado por memorização entre outras sendo estes mudados devido a: fatores econômicos, políticos e sociais.

Historicamente a alfabetização é o processo de ensinar a ler e escrever. Embora nem sempre se use o sistema de notação alfabético-ortográfico, por exemplo, alfabeto fonético, um sistema convencional de caracteres gráficos elaborado pelos lingüistas para a transcrição exata dos textos falados ou escritos, assim o alfabeto fonético é uma busca por representar graficamente os sons da voz daquele lugar ou daquele grupo de pessoas o mais fielmente possível.

Espero que você faça bom proveito do conteúdo aqui exposto e que a busca pelo conhecimento seja constate, por isso não se limite, faça novas pesquisas, analise casos concretos e enriqueça seu conteúdo, pois um ser humano bem informado jamais permanecerá na dúvida. Esperamos que você aproveite todas as informações prestadas, pratique todas as atividades solicitadas, leia os textos fornecidos e principalmente questione, pesquise e estude.

 

OBJETIVOS

Iniciaremos o nosso curso falando sobre A HISTÓRIA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Pretendemos levá-lo a:

  • Compreender a história da alfabetização;
  • Identificar os processos de alfabetização;
  • Identificar a analise crítica sobre os diferentes métodos de alfabetização, sobre a cultura escolar e seus desdobramentos na historia da educação, sem desviar a atenção para a exigência fundamental da aprendizagem: a capacidade de ler e de se expressar de forma crítica;
  • Conhecer o conceito de alfabetização;
  • Abordar o conceito de letramento;
  • Fazer o processo de aquisição da escrita pela criança e as dificuldades de aprendizagem;
  • Conhecer a história da cartilha do Brasil;
  • Analisar o uso da cartilha;
  • Entender a discussão sobre a metodologia da alfabetização no cenário atual;
  • Estimular a reflexão em direção ao equilíbrio, à integração e a articulação de propostas metodológicas que possam dar conta da complexidade da alfabetização e das progressivas exigências em torno de seu ensino;
  • Enfatizar a necessidade de preparação efetiva da escola e da sala de aula para alfabetização, por meio de um planejamento criterioso dos ambientes de alfabetização e das rotinas necessárias no trabalho cotidiano de professores e alunos;
  • Promover o amadurecimento das concepções acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita e suas relações com outras linguagens e tecnologias;

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h