Transtorno do Espectro Autista (TEA)

R$ 90,00R$ 150,00

SKU: 40ES Categoria:

Descrição

Objetivo Geral

Promover uma formação continuada de caráter crítico-reflexiva baseadas em conhecimentos teóricos e abordagens sobre o Transtorno do Espectro Autista, auxiliando o cursista a identificar as características, causas, formas de estímulos, intervenções, avaliações e na criação de recursos e estratégias de trabalho. Contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos profissionais da educação, propondo atividades de natureza teórico-prática que permitam ter uma visão ampla sobre as deficiências, inclusão e processos metodológicos inclusivos baseados no Currículo em Movimento (2018), BNCC (2017), nas Diretrizes Curriculares da Secretaria de Educação do Distrito Federal (2018), nos referenciais teóricos, nas políticas públicas e nos dispositivos legais vigentes, que favorecem o trabalho e possibilitam suporte para desempenhar a função e enfrentar os desafios relacionados à inclusão escolar e ao atendimento ao estudante com Necessidades Especiais Educacionais a fim de que ele tenha seus direitos atendidos em todas as dimensões.

 

Objetivos de Aprendizagem

  • Conhecer o percurso histórico, principais marcos e legislações que envolvem a Educação Especial, Educação Inclusiva e o acesso de todos à educação e ao meio social;
  • Compreender a inclusão como uma forma de garantia dos direitos de todos ao ensino e como processo que proporciona transformações na aprendizagem dos estudantes e na sociedade;
  • Perceber-se como sujeito ativo nesse processo de mudanças e como profissional que promove tais transformações nos meios educacional e social;
  • Compreender a Educação Especial e a Educação Inclusiva como modalidades de ensino que proporciona a aprendizagem a todos os estudantes com deficiência, respeitando suas especificidades e garantindo seus direitos de forma inclusiva e eficiente;
  • Conhecer a Política Nacional de Educação e demais princípios norteadores que fundamentam a Educação Inclusiva;
  • Identificar os desafios enfrentados nas práticas pedagógicas adotadas no cotidiano escolar, diante de uma proposta inclusiva;
  • Compreender o conceito de Transtorno do Espectro Autista identificando suas características, peculiaridades, causas, fatores, processos de atendimentos e recursos necessários para o trabalho escolar com deficientes intelectuais;
  • Compreender conceitos, processos de atendimentos e atribuições do AEE, bem como os campos de atuação e funções do profissional que atua nessa área em auxílio ao aluno com TEA matriculado no ensino regular;
  • Compreender a importância da Adequação Curricular, diversificação/ adaptação de atividades, avaliações e das estratégias e intervenções necessárias como ações inclusivas da escola elaboradas de acordo com as especificidades dos alunos com TEA;
  • Realizar pesquisas que favoreçam a relação entre teoria e prática, contribuindo para o planejamento de atividades voltadas para a transformação políticopedagógica no ensino;
  • Comparar os conceitos teóricos aprendidos com a realidade prática observada, fazendo avaliações crítico-reflexivas;
  • Planejar atividades baseadas em estratégias pedagógicas teóricas que permitam a prática e adaptações significativas e transformadoras;
  • Planejar atividades à luz do Currículo em Movimento e da BNCC, focando nas peculiaridades e necessidades do ANEE, visando sua formação, diminuição e ou eliminação de barreiras;
  • Planejar atividades para estudantes com TEA que visem a aprendizagem, que contribuíam para a autonomia, emancipação e que provoquem as transformações necessárias no sujeito, no ambiente e/ou no meio social;
  • Relacionar as informações teóricas apresentadas no curso com a realidade prática observada em visitas de campo em relação ao trabalho inclusivo, fazendo avaliações reflexivas que visem transformações necessárias no ambiente;
  • Compreender a importância da interação e do respeito entre o ANEE e demais estudantes da escola;
  • Compreender a importância da parceria da família com toda equipe escolar no intuito de favorecer o desenvolvimento do aluno com TEA;
  • Compreender a ludicidade como estratégia para abordar diversos aspectos de convivência, valores, respeito às diferenças e como ferramenta que remete às múltiplas aprendizagens.

Informação adicional

Carga horária

90h, 180h, 300h